Telefone da Marmoraria Itaporã em Caldas Novas, GO Telefones: (66) 3545-0682 / 99994-9274 / 99613-8745
E-mail da Marmoraria Itaporã em Caldas Novas, GO E-mail:
contatos@zelaoestruturasmetalicas.com.br

1. Teste os equipamentos antes de entregá-los aos funcionários
Para saber se um EPI é realmente eficiente, confortável e apropriado para determinado tipo de serviço, selecione alguns funcionários para realizar testes com os equipamentos de proteção antes de disponibilizá-los para todos da empresa.

Por meio desses testes, você poderá detectar possíveis incômodos pelos equipamentos, por exemplo, ou se não são indicados para alguns tipos de serviço. Isso evita um problema muito maior que poderia existir se a empresa inteira utilizasse o EPI inicialmente.

2. Ofereça treinamentos com frequência
Reunir os funcionários com certa regularidade é fundamental para demonstrar a importância do uso dos EPIs. Também é uma boa oportunidade de mostrar como utilizar os equipamentos da melhor maneira e conservá-los por mais tempo.

Outra maneira de divulgar informações é através de canais de comunicação, como jornais, murais e intranet. Compartilhar informações evita possíveis danificações de aparelhos por falta de conhecimento.

3. Realize manutenção periodicamente
A manutenção periódica dos equipamentos de proteção individual é necessária para garantir a segurança do trabalhador, além de fazer com que ele possa ser utilizado por muito mais tempo.

No caso de EPIs não descartáveis, é necessário saber como lavá-los e que cuidados devem ser tomados para conservá-los. Isso evita o desgaste em curto prazo.

4. Modernize as fichas de EPI
As fichas de EPI são documentos que controlam a entrega de equipamentos de proteção para os funcionários e seu preenchimento correto é de vital importância para a empresa, principalmente em questões judiciais.

Por isso, evite fazer este controle no papel. Contar com um bom sistema de gestão integrada que disponha desta funcionalidade ajuda a prevenir perdas, rasuras ou ausência de informações.

5. Invista em tecnologia

Atualmente há uma série de soluções disponíveis no mercado para ajudar os empresários a prevenir acidentes de trabalho nos mais diversos segmentos.

Portanto, ao buscar o apoio de um ERP, verifique também se o software escolhido está preparado para subsidiá-lo nas decisões e acontecimentos relacionados ao campo de trabalho, como os canteiros de obras ou estações de serviços.

5 dicas para melhor uso dos equipamentos de proteção individual