Telefone da Marmoraria Itaporã em Caldas Novas, GO Telefones: (66) 3545-0682 / 99994-9274 / 99613-8745
E-mail da Marmoraria Itaporã em Caldas Novas, GO E-mail:
contatos@zelaoestruturasmetalicas.com.br

O aluguel de equipamentos para obras tem se consolidado no Brasil, segundo a mesma tendência registrada no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, 40% do maquinário utilizado nos canteiros são alugados. Na Europa, onde as obras são menores, essa taxa chega a 70%.

O setor de construção civil passa por um momento de acelerada modernização. O nível de automação nos canteiros cresce, aumentando a produtividade do setor. No entanto, as construtoras avaliam com muito cuidado o investimento na compra de maquinários. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, é mais vantajoso recorrer ao aluguel de equipamentos.

Antes de adquirir uma máquina, o empresário deve levar em consideração os pontos favoráveis do sistema de locação. Conheça alguns deles:

ECONOMIA DE RECURSOS
O investimento na aquisição de equipamentos para construção pode ser direcionado para outro setor da companhia, visto que o aluguel de máquinas apresenta custo infinitamente menor. Isso impacta positivamente a rentabilidade do capital investido.

EQUIPAMENTO DE PONTA
As empresas de locação oferecem máquinas e equipamentos para construção com tecnologia de ponta, colocando no canteiro de obras o que há de mais moderno. Em média, as companhias de aluguel renovam seus estoques de equipamentos a cada cinco anos.

TESTES
O gestor da obra tem a chance de testar diferentes equipamentos e comparar suas performances. Dessa forma, ele pode escolher o que melhor atende as demandas do canteiro.

RISCO DA COMPRA
Em um ambiente econômico de instabilidade, adquirir equipamentos representa um risco para a rentabilidade da empresa. Há sempre a possibilidade da máquina ficar ociosa por longos períodos, o que significa prejuízo.

ELIMINAÇÃO DE CUSTOS
No sistema de aluguel, a construtora deixa de arcar com gastos referentes a inspeções, manutenção, reparos, transporte e armazenamento dos equipamentos. Todas essas despesas ficam por conta da empresa de locação.

IMPOSTOS
A compra de equipamento representa aumento de patrimônio da construtora, o que acarreta pagamento de impostos. Já no sistema de locação, a empresa não arca com os custos de obrigações fiscais e ainda obtém desconto em impostos federais. O valor do aluguel de máquinas e equipamentos pode ser utilizado para abatimento no PIS/Cofins (9,25%), na Contribuição Sobre Lucro Líquido (9%) e no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (15%). Apenas como exemplo, uma empresa que gaste R$ 100 mil mensais com locação de máquinas consegue abatimento de aproximadamente R$ 34 mil nos impostos do mês seguinte.

MÁXIMA PRODUTIVIDADE
A construtora paga a locação apenas pelo período de utilização do equipamento. Isso permite que haja a máxima produtividade com o menor custo.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Toda a negociação é feita diretamente entre construtora e empresa de locação, permitindo um atendimento focado nas necessidades do canteiro de obras. A construtora apresenta as demandas e a companhia de aluguel traça um plano de fornecimento e pagamento adequado ao cliente.

RAPIDEZ NO ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS
A compra de um equipamento muitas vezes implica em longos processos burocráticos de financiamento ou de desembaraço alfandegário. Ao optar pelo aluguel, a construtora poupa tempo e pode planejar melhor a execução da obra. Além disso, há flexibilidade de ampliar ou reduzir o número de máquinas alugadas, de acordo com o andamento do trabalho no canteiro.

SISTEMA ACESSÍVEL
O aluguel de equipamentos deixou de ser uma alternativa apenas para as grandes construtoras. Hoje, profissionais autônomos, pequenas e médias empresas adotam o sistema de locação como forma de reduzir custos, aumentar a produtividade e ganhar competitividade.

VANTAGENS QUE VOCÊ SÓ ENCONTRA NA ZELÃO

– Devolução flexível, onde você pode pegar a máquina em uma loja e devolver em qualquer outra que seja mais conveniênte para você;

– Profissionais qualificados para te ajudar a escolher a melhor máquina para a sua necessidade;

– Frota disponível para levar e buscar o equipamento alugado até a sua obra.

10 vantagens do sistema de aluguel de equipamentos para construção